Equipes de Goalball fazem amistoso em São Bernardo do Campo

Aconteceu no último sábado dia 09, o encontro amistoso entre as equipes de goalbal masculi o e feminino da ADV-VALE/Polipet/Esporte para Todos e da  APADV da cidade anfitriã.

Foram realizadas várias partidas ao longo da tarde possibilitando o treinamento em ritmo de jogo. – “Esses amistosos permitem que os atletas vivenciem verdadeiramente um treinamento em ritmo de jogo, o que estimula os atletas e nos permite fazer  nossas avaliações” diz o Prof. Ricardo técnico da APADV.

ADV-VALE se reúne com Sec. De Mobilidade Urbana

Aconteceu no último dia 07/07/2014 na sede social da ADV-VALE reunião onde foram tratados vários assuntos referentes a trânsito, transporte e acessibilidade para pessoas com deficiência na Cidade de Taubaté entre os quais destacamos nossa sugestão de que mais linhas atendam o Terminal Rodoviário onde se encontra nossa sede social, além da solicitação de melhorias no calçamento de Taubaté com a instalação de piso “podo tátil” nas mesmas.

Participaram da reunião representando a Secretaria, o Sr. Donizete e a Sra. Juliana e nosso vice-presidente Luiz A. Pedrosa representando a ADV-VALE.

– Contatos como este, nos dão a oportunidade de reivindicar melhorias não só para os nossos associados mas também a outras pessoas beneficiadas.

 

Repassando: Afiliadas da Globo disponibilizam audiodescrição para seus espectadores

As TVs Cabo Branco e Paraíba passaram a oferecer um novo recurso de acessibilidade para os seus telespectadores. Graças à tecnologia de audiodescrição, os deficientes visuais agora podem acompanhar a programação nacional das emissoras de uma forma mais completa, ouvindo informações sobre as cenas.
O sistema de audiodescrição já é usado em grandes eventos, como na Copa do Mundo e em grandes exposições de arte, através de fones de ouvido distribuídos no local. Com a ampliação do recurso para a TV aberta, os portadores de deficiência visual têm a oportunidade de saber o que está se passando nas cenas com a ajuda de um locutor que descreve imagens, sons, textos e outros detalhes perceptíveis apenas pela visão.
Segundo o gerente de programação das TVs Cabo Branco e Paraíba, Amadeu Lima, o serviço faz parte do projeto da Rede Paraíba de Comunicação de inclusão social. “Dessa forma, nós garantimos que os nossos telespectadores nos acompanhem com mais respeito e dignidade”, disse.
A audiodescrição está disponível para quem assiste às afiliadas Globo no Estado pelo sinal digital, que já cobre 70% da população paraibana. Para ativar a função, os interessados precisam acessar as opções de áudio no menu da televisão com o controle remoto e escolher “Português 3”. Primeiramente, o sistema está sendo utilizado nas faixas de filmes Sessão da Tarde, Tela Quente, Temperatura Máxima, Domingo Maior e Supercine. Em breve, outras atrações da programação nacional e os telejornais locais das TVs Cabo Branco e Paraíba também ganharão o recurso.
Closed Caption também faz parte do projeto de acessibilidade Além da audiodescrição, outro recurso de acessibilidade é oferecido pelas afiliadas da Rede Globo no Estado há muito tempo: o closed caption (em inglês, legenda oculta), que teve uma extensão significativa em 2013. O sistema passou a funcionar também em programas locais das TVs Cabo Branco e Paraíba desde outubro do ano passado, ampliando o acesso à informação dos deficientes auditivos. Através das legendas, eles ganharam o direito de acompanhar a programação das afiliadas Globo com textos simultâneos que transcrevem tudo o que é dito e ainda narram os sons, como palmas, passos, trovões, música e risos que acontecem nas cenas.
As emissoras da Rede Paraíba de Comunicação são as primeiras do Estado a garantir que os surdos possam acompanhar os telejornais locais de forma mais clara e acessível, bastando apenas ativar a função pressionando o botão CC no controle remoto. A preocupação da Rede Paraíba de Comunicação – grupo a que pertencem as emissoras – com a acessibilidade vai além dos serviços na televisão. O Jornal da Paraíba, por exemplo, mantém no portal do informativo um sistema pioneiro que disponibiliza diariamente edições especiais para os cegos. A tecnologia desenvolvida pela equipe de Sistemas e Métodos é capaz de transformar o banco de textos em mp3 e oferecer a versão completa do jornal em áudio, inclusive as colunas e os classificados. O sistema possui uma tela sintetizada, que pode ser comparada a um jogo de batalha naval, com números de 1 a 14 na vertical e letras de A até S na horizontal. Através desse mecanismo, os deficientes podem utilizar o mouse para identificar em que região da tela se encontram.

Repassando: CONVITE PROGRAMA EMBALA VIDA

TEMA ABORDADO:

Gestação família e papel do acompanhante;

Alimentação saudável para gestantes;

Importância do exercício físico para a gestante;

Diferentes tipos de partos

Amamentação

Dentre outros.

de !! a 13 de Agosto.

Inscrições pelo tel 12 2125-7766

REPASSANDO: CURSO TEÓRICO E PRÁTICO DE FORMAÇÃO DE COALIZÕES COMUNITÁRIAS

OBJETIVO GERAL

•Gerar comunidades mais seguras e saudáveis;
•Objetivos Específicos:
•Gerar parceria e mudança de comportamento ;
•Conhecer os fatores de risco e proteção locais
•Fazer um diagnóstico local
•Criar um planejamento para minimizar os problemas levantados
•Envolver a juventude em ações positivas
Realização:
•Local:Lar Escola Santa Verônica(Av. Marechal Deodoro, 101, Jd. Santa Clara)
•Início:13 de Agosto
•Datas :Agosto 13 e 27
•Setembro: 10 e 24
•Outubro: 8 e 22
•Horário:das 19:00 às 20:30
•Público – Alvo:Lideranças comunitárias, professores, enfermeiros, assistentes sociais, pais de família,aposentados e demais pessoas interessadas
•INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES: pelos emails: coalizaobrasil.taubate@bol.com.br (Sandra), arogama@hotmail.com (Ana), carlosbotossi@ig.com.br(Botossi)
•VAGAS LIMITADAS!
•MATERIAL GRATUITO
•CERTIFICADO AO TÉRMINO DO CURSO

Lei de Jeferson Campos cria política de atendimento a autistas em Taubaté

Taubaté, 29 de julho de 2014
Entrou em vigência no dia 24 de julho a Lei 4.910, (veja em anexo) de autoria do vereador Jeferson Campos (PV), que cria, em Taubaté, a política municipal de atendimento às pessoas com transtornos do autismo.
O objetivo é reconhecer o autismo como especialidade única e sua inclusão em ensino regular público no município. Uma das diretrizes é promover a conscientização de que o autismo é uma síndrome, oferecer atenção específica, garantindo que estas pessoas não sejam tratadas como deficientes mentais ou com transtornos comportamentais.
Ao mesmo tempo, a lei viabiliza a formação aos profissionais envolvidos no processo de inclusão das pessoas especiais, entre outras ações.