Doenças dos Olhos

As doenças dos olhos, também chamadas de doenças oftalmológicas, são as afecções que afetam o sistema visual, levando à diminuição da acuidade visual, podendo, ocasionalmente, resultar em perda total da visão.

 

A redução da acuidade visual tem origem, especialmente, em defeitos de refração, que podem ser corrigidos, como:

  • Miopia: é quando o olho encontra-se anatomicamente maior do que o normal, fazendo com que o raio luminoso não alcance a retina, resultando na formação da imagem antes desta.
  • Hipermetropia: é quando o olho encontra-se anatomicamente menor do que o normal, levando à formação da imagem após a retina, fazendo com que o indivíduo tenha dificuldade de enxergar de perto.
  • Astigmatismo: habitualmente é resultante de uma curvatura desigual da córnea, levando a uma visão distorcida, pois uma parte da imagem é formada na retina, enquanto outras partes formam-se antes ou depois dessa estrutura. Pode ocorrer isoladamente ou em associação com outros defeitos de refração.
  • Presbiopia: é a perda da acomodação visual devido à idade, resultando da perda da elasticidade progressiva do cristalino.

Outras afecções que causam certo desconforto ou levam à redução da acuidade visual, mas que habitualmente não causam perda total da visão, quando devidamente tratadas, são:

Dentre outras afecções que acometem o globo ocular e que podem levar à perda de visão, encontram-se:

Nos adultos:

Nas crianças:

O diagnóstico precoce das doenças oftalmológicas, assim como a realização de uma terapêutica adequada são imprescindíveis para a diminuição da morbidade das doenças que acometem a visão.

Fontes:
http://www.cbv.med.br/home/txt_leigos.asp
http://www.solotica.com.br/p.aspx?url=doencas-oculares&id=119&cat=4
http://www.vejam.com.br/node/184
http://mundohoje.com.br/problemas-nos-olhos-sintomas-doencas-e-cuidados.html
http://gerovida.blog.br/2010/04/12/doencas-dos-olhos-parte-12/
http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/doencas/doencas+oftalmologicas/doencasoftalmologicas.htm